Esse Blog foi criado para divulgar ações, experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia no estado do RJ.

COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Agrofloresta para animais silvestres e educação ambiental em Paracambi-RJ

O projeto “Utilização de Sistemas Agroflorestais na Produção de Alimentos Saudáveis Para Animais Silvestres” (nome provisório) está sendo realizado através de parceria entre a Estação Agroecológica Fazenda Arca de Noé, a Universidade Severino Sombra, a Escola Municipal Terra de Educar, a Secretaria de Meio Ambiente de Paracambi e o Cetas-RJ, com apoio do Grupo de Agricultura Ecológica da UFRuralRJ.

O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) é um órgão gerenciado pelo Ibama, com o objetivo de tratar e reintroduzir no meio ambiente os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, bem como recepcionar os animais silvestres que tenham sidos mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação.

O objetivo principal do projeto é desenvolver um sistema agroflorestal que possa fornecer a esses animais uma alimentação agroecológica saudável e de qualidade, contribuindo no seu processo de recuperação. Como objetivos secundários temos: análise do desenvolvimento do solo, análise do desenvolvimento da entomofauna, oficinas pedagógicas com os estudantes da Terra de Educar, fornecimento de alimento agroecológico para o restaurante da Escola, fornecimento de alimento agroecológico para as criações animais da Escola, entre outros.

A equipe multidisciplinar, orientada pelo professor Ricardo Bottechia, é formada por estudantes da USS e da UFRuralRJ, dos cursos de biologia, agronomia, zootecnia, ciências agrícolas e engenharia florestal.

No dia 19 de agosto fizemos a primeira intervenção na área escolhida para receber o SAF 1, que produzirá os alimentos que atualmente são fornecidos aos animais do Cetas-RJ. Mais pra frente será implantado o SAF 2, que produzirá os alimentos encontrados naturalmente pelos animais em seu habitat natural.

Área escolhida para implantação do primeiro SAF


Equipe trabalhando na preparação da área


Podando os pés de urucum e picando a galhada seca

Picando a matéria orgânica e depositando na área

Retirando as amostras de solo

Organizando as amostras de solo

Preparando as armadilhas para insetos

Close da armadilha

Conversando com os estudantes da Escola sobre o projeto

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO