Esse Blog foi criado para divulgar ações, experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia no estado do RJ.

COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Mutirão na Horta Agroecológica do GAE

A Horta Agroecológica é um projeto do GAE (Grupo de Agricultura Ecológica da UFRRJ) desde 2005. Já realizamos diversos mutirões, plantamos e colhemos muito ao longo desses anos. Localizada entre os alojamentos femininos F2 e F3, na horta podemos colocar na prática as técnicas e formas de manejo aprendidas nas atividades em que participamos por aí. Aprender fazendo é a parada.

Já recebemos a visita de diversos produtores rurais e urbanos, estudantes de outras universidades, professores, estudantes de colégios das proximidades e alienígenas das mais variadas raças.

O mutirão foi bem tranquilo, fizemos 2 novos canteiros, colhemos e desbastamos cenouras e beterrabas. O tomate tá quase no ponto...

Contatos:
GAE - Grupo de Agricultura Ecológica
Endereço: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), BR 465 km 7, Decanato de Extensão, Seropédica-RJ, CEP 23890-000.
Site: http://gaeufrrj.multiply.com
Email: gaeufrrj@yahoo.com.br


Galera peneirando composto

Meninas desbastando cenoura e beterraba

Peneira!
Espaldar para maracujá, bertalha, feijões e cará-moela

Tumati!

Feijão cavalo colhido na horta. Grande né?

Mutirão Ecológico do Verdejar (setembro 2007)

Essa atividade propôs uma vivência aos participantes com as praticas do Verdejar, trabalhando a agricultura urbana e orgânica, o reaproveitamento de materiais, sistemas de reflorestamento agroecologico e interação com a comunidade local.

*Sábado 01/09/2007*
8:00hs irrigação da horta e do horto;
9:00hs arrumar estrutura para o domingo: concertar o fogão, limpeza do espaço, preparação das ferramentas;

*Domingo 02/09/2007*
8:00hs concentração em frente ao condomínio residencial dos músicos, caminhada ecológica com moradores do condomínio Mazeti;
10:00hs atividade de concentração dos participantes e apresentação das atividades do dia;
13:00hs Almoço coletivo;
16:00hs Encerramento Cultural;

Realização de 3 oficinas interativas:
- Oficina de criação de viveiro de mudas: preparação de composto para produção de mudas, dicas de cultivo das espécies mulungu e palmeiras imperiais com trabalhos práticos de troca de mudas para vasos maiores.

- Oficina de plantio em horta orgânica: preparação de compostagem, preparação de sementeiras, preparação de canteiros, trabalhos práticos de preparação de canteiros, troca de mudas de escarola e rucula da sementeira para canteiros.

- Oficina reflexão sobre o destino do lixo: mobilização da comunidade local, destinos para o lixo, trabalhos práticos de organização de espaço destinado ao escoamento de entulho da Comunidade Sergio Silva.

Contatos:
3903-1707 Zolmir
9742-0450 Diogo
9881-0450 Luiz

e-mail: verdeja@gmail.com

Como chegar: Metro linha 2 estação Engenho da Rainha perguntar o lado da saída para o Condomínio dos Músicos; Ônibus via Av. Adhemar Bebbiano (Estrada Velha da Pavuna) linhas: Centro da cidade 292, 311, 310, 296 Seans Pena 629, Pavuna 687, 896; Via Av. Pastor Martin Luther King (Av. Automóvel Clube) linhas: 908, 711, 680, 688 saltar na estação do metro Engenho da Rainha.

Logo do Verdejar

Placa do Verdejar

Novo canteiro da horta

Zulmir nos mostrando a recuperação de áreas através do plantio de leguminosas e estímulo às espontâneas

Área em processo de recuperação

Feijão guando bombando

Feijão conquistando o muro

Preparação do almoço coletivo


  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO