Esse Blog foi criado para divulgar ações, experiências e idéias interessantes relativas à Agroecologia no estado do RJ.

COPYLEFT - É livre a reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

MPA lança campanha nacional contra o uso de agrotóxicos











  
O MPA - Movimento dos Pequenos Agricultores lançou na noite de terça-feira 13 de abril a "Campanha Nacional contra os agrotóxicos em defesa da vida" a fim de debater com a sociedade a problemática do uso de agrotóxicos no Brasil, que leva o título de maior consumidor de agrotóxicos do mundo.

Segundo dados do Sindicato Nacional para Produtos de Defesa Agrícola (Sindage) o país já ultrapassou a marca dos 700 milhões de litros de agrotóxicos legalmente comercializados a cada ano. O valor total do uso de agrotóxicos distribuídos por habitante equivale ao consumo de 4 kg de agrotóxicos por pessoa ao dia.

O momento foi marcado por diversos depoimentos de camponeses e camponesas atingidos diretamente pelo uso dos agrovenenos, que relataram problemas graves de saúde em função do uso de agrotóxicos nas suas regiões, bem como sérios prejuízos ambientais.

A campanha reafirma a luta por soberania alimentar,já que o modelo agricula brasileiro, não está voltado para produção de alimento e sim, para o agronegócio.esse que trabalha o monocultivo,modelo insustentavel ecológico,politico,e economicamente.Para acabarmos com o uso de agrotóxico no campo precisamos articular a luta pelo fim do agronegócio, do latifúndio, e dos monocultivos, em defesa de um novo modelo de produção agrícula para o país. 

FONTES: Brasil de Fato e http://vozcamponesa.blogspot.com
Baixe AQUI o folder da Campanha Nacional contra os agrotóxicos em defesa da vida.


  ©Template Blogger Green by Dicas Blogger.

TOPO